quinta-feira, 23 de junho de 2016

Resenha O Poderoso Chefão – The Godfather (1972)


Há alguns dias a querida Gerente Editorial e de Projetos da Editora Arara Azul, Clélia, chamou-nos a atenção para algo que eu não tinha dado conta: até agora só publicamos resenhas de filmes que têm mulheres como personagens principais. Peço-lhes desculpas pela falta de atenção. Até porque não queremos que o Pipoca com Caramelo seja visto como um blog feminista.

Por isso, a resenha de hoje trata de um clássico, com foco em personagens masculinos. Posso afirmar que se trata do meu filme preferido. Na verdade, o preferido de muitos.

Esse clássico retrata a história das gangues italianas, seus representantes e o cotidiano dessas parcerias, focando no mais poderoso de todos: O Poderoso Chefão, o padrinho, The Godfather,e sua família.

Refiro-me ao filme como apenas um, mas explico para aqueles que eventualmente não conheçam: trata-se de uma trilogia que teve como diretor, o mais poderoso ainda, Francis Ford Coppola.

No primeiro filme, retrata-se a história de Vito Corleone, interpretado por Marlon Brando, mostrando como foi sua juventude e a formação de sua família, instituição muito valorizada pelos italianos. Mostra como foi que ele se tornou o Poderoso Chefão, o respeitado Padrinho: Don Corleone. Já no segundo e no terceiro, o foco é no charmoso Al Pacino, que tem como personagem Michael, um dos filhos de Don Vito Corleone, que o sucede na posição de Chefe da máfia italiana.

Apesar de ter mencionado apenas dois personagens, afirmo que todos os demais têm sua importância no enredo; dos atores mais jovens aos mais experientes, todos trilharam com maestria sua colaboração para que essa trilogia entrasse para a história do Cinema.

Para não perder o encanto, não sintetizarei a história como fiz com os títulos anteriores, pois penso que qualquer detalhe revelado tira a surpresa do espectador.

Mas ressalto a importância de assisti-los, ao menos, uma vez. Garanto que arrependimento não haverá! Boa sessão.

Aproveito essa publicação para solicitar que, caso tenham alguma sugestão de filme ou queiram ler a resenha de algum filme específico, informe-nos. Ficaremos contentes com sua participação.


Errata: Fez-se uma confusão ao resumir o enredo da trilogia O Poderoso Chefão. No primeiro filme demonstra-se o cotidiano do Padrinho, Don Corleone, as atividades da Máfia italiana e como se deu a sucessão do seu posto. Apenas no filme número 2 que se conta a trajetória de Vito Corleone, o primeiro Don Corleone, desde sua juventude até adquirir respeito pela Máfia. Perdoe-nos pelo equivoco.  




Resenha em Libras:








0 comentários:

Postar um comentário